Oito de março é a data que se comemora o dia internacional da mulher, data instituída e oficializada pela ONO - Organizações das Nações Unidas ná década de 70. Essa data na verdade é uma simbolização da luta das mulheres para buscarem o reconhecimento dos seus direito e condições em pé de igualdade aos dos homens
O inicio dessa comemoração se deu por volta de 1908, quando milhares de mulheres se reuniram e formaram uma marcha pela cidade de Nova York. Elas exigiam redução da jornada de trabalho, melhores salários e direito de votar. Passou-se um ano e então o Partido Socialista da América o primeiro dia internacional da Mulher.
A ideia de criar essa data comemorativa foi dew uma mulher chamada Clara Zetkin, uma ativista comunista e defensora dos direitos das mulheres. Clara deu a ideia durante uma conferência em 1910, em Compenhague, durante a Conferência Internacional de Mulheres Socialistas.
A primeira comemoração do Dia Internacional da Mulher foi em 1911, na Suiça, Áustria, Alemanha e Dinamarca. Más só em 1975 é que essa data foi oficializada, quando a Organizações das Nações Unidas - ONU começou a comemorar.
Desde então esta data passou a ser um dia de comemoração das conquistas e avanços da mulher na sociedade, na economia e na política, más não sem protestos, lutas, greves e organizações para a concientização.
A cor roxa é utilizada para simbolizar a data, com a significação de "Justiça e dignidade".
Em alguns países é feriado nacional. Tem país que muitas mulheres recebem mei dia de golga. Já na Itália onde o Dia Internacional da Mulher é chamado de "La Festa della Donna", as mulheres costumam receber botões de uma rosa chamada mimosa. Nos Estados Unidos, o prsidente faz um pronunciamento para homenagiar as mulheres americanas.